domingo, 31 de agosto de 2008

Tenho Para com Rio Mau uma Ligação de Amor

Aos que já partiram que sirva para homenagear as suas memórias estejam onde estiverem que me desculpem se for caso disso. Aos jovens da minha idade de então o meu obrigado pelo apoio que sempre tive deles. Foi na Escola deste lugar que foi feito o exame da minha terceira classe. Tive o privilégio de juntamente com o meu Irmão Joaquim o Serafim Quedas e pouco depois o Amadeu Fifas nos anos cinquenta sermos as primeiras pessoas de Cancelos/Sebolido a virmos a prender música na Banda Musical, demos todo o Solfejo do Freita Gazul e Artur Fan, chegamos durante bastante tempo a ter instrumentos, só não chegamos a sair músicos, porque o jogo ao montinho em vez das aulas deitou tudo a perder. Mais tarde fui protagonista que muito irritou as gentes do Lugar por ter vindo trazer um Burro. Mas a ligação que sempre tive com essas gentes primeiro quando nos encontravamos na pesca no areio Dórts quando o caudal do rio sobia, depois porque a partir dos 14 anos passava diáriamente e atravessava na barca para ir para as Crivas mais tarde para as Minas, onde trabalhei com imensa gente e onde eramos todos grandes amigos e o facto de sempre ter existido a pretensão de Rio Mau se tornar Freguesia , dizendo a brincar ou não que pretenderiam a que Sebolido se tornasse Lugar da nova Freguesia, não caía bem nós que sendo de Cancelos viviamos intensamente este problema, que já nos era contado pelos nossos Pais que não gostaram nada da brincadeira , como no meu caso e talvez por ser considerado o principal responsável tiveram de pagar 1.100 escudos. Choveu da Grossa. Talvez uma forma de compensar e já que no trabalho que vier a desenvolver e como disponho de documentos que me permitem fazer um desenvolvimento sério e reprodutivo, quando Rio Mau pertencia a Santa Eulália de Pedorido e por vontade própria dos Senhores de Rio se integrou na Freguesia de Sebolido depois de esta se ter tornado Freguesia e deixado de pertencer á Freguesia de Canelas. Como prova da admiração que tenho pelas gentes de Rio Mau e o rreconhecimento de segundo a minha convicção serem das pessoas que mais gostam da sua Terra, não vem de agora mas desde que me conheço e muito Jovem comecei a conhecer as gentes deste Lugar e desde esse tempo que tenho esta opinião.Sendo a mais Jovem Freguesia do Concelho de Penafiel, Devido há construção da Barragem de Lever/Crestuma, Rio Mau está quase cercada de água por todos os lados, pois a ribeira está submersa, a Albufeira empresta-lhe uma beleza encantadora, são atributos que classificam esta pitoresca região como uma das salas de visdita do Concelho de Penafiel. Segundo a Lenda, que deu origem ao nome de Rio Mau.
Os primeiros povos a habitar este rincão, eram moleiros, oriundos de Paços de Sousa, que no sopé da Serra da Boneca e na margem direita do ribeiro construiram as suas casas e os seus moinhos´, (há registos muito antigos referindo os moínhos)mas eis que que num ano invernoso, com chuvas verdadeiramente diluvianas, o ribeiro aumentou assustadoramente o seu caudal transformando-se num rio furioso, levando tudo o que se encontrava pela frente, não poupando as habitações e os seus moinhos. Perante esta catástrofe, os moleiros de braços cruzados e despojados de todos os seus haveres disseram por fim. Este é mesmo um RIO MAU.
Rio Mau veio de novo a ser fustigados pela maior cheia ocorrida no Rio Douro em 1909, ficando a de 1962 a cerca de um metro e cinquenta abaixo as marcas estão registadas e encontram-se ainda bem visiveis na Igreja Matriz de Melres e na Mercearia cerca de 200 metros há frente. Agradeço a colaboração e disponibilidade do meu Amigo António Monteiro . Obrigado Amigo Riumauense.Valdemar Marinheiro

Sem comentários:

Enviar um comentário